A ADEGA

Esta adega boutique foi concebida/projetada à medida em colaboração com a Castle Rocks Logistics – companhia Australiana,  especializada no ramo. Levou 18 meses para ser projetada e 10 meses a ser fisicamente construída com uma capacidade de 200 toneladas. É um conceito modular, sendo assim fácil a sua ampliação até uma capacidade máxima de 300 toneladas.

A filosofia deste projeto baseou-se em três princípios:

Primeiro, o conceito teria de ser compatível com um manuseamento mínimo e não agressivo da fruta a ser processada, dando assim maior amplitude ao processo enológico.

Nesse sentido a adega possui uma combinação de tanques/cubas estáticos abertos e fechados de aço inox de qualidade alimentar, que são usados para fermentação e posterior conservação, estando equipados com controlo de temperatura através um sistema computorizado.

Fomos a primeira vinícola fora da Austrália a instalar o êmbolo mecânico patenteado pela Castle Rock Logistic, considerado excelente para uma extração suave em oposição a extração excessiva de alguns dos elementos mais amargos da uva. Sempre que possível, é usada a gravidade para mover as uvas pelos vários processos na adega, o que nos permite um tratamento da fruta mais cuidado.

barrel1.jpg

ANOSSA ADEGA

vinhas_adega_do_cantor_01.jpg

Segundo: Querendo combinar novas tecnologias com técnicas tradicionais de vinificação, decidiu-se pelo uso de fermentação dos vinhos tintos em cuba aberta com sistema de mergulho da manta que efetivamente copia as técnicas tradicionais de vinificação que ainda podem ser vistas no Douro e no Dão mais a norte. Também é usada uma versão modernizada da prensa de vertical que embora muito mais lenta que as mais modernas, ainda é considerada uma das maneiras mais delicadas de pressionar uvas. Foi introduzido mais tarde a prensa pneumática, para a produção dos vinhos brancos e roses.

Terceiro: Um elemento que achamos importante era a possibilidade de dar a conhecer a nossa adega e a sua operação aos nossos visitantes. Dessa forma, todas as áreas da adega são de fácil acesso enquanto mostramos nas nossas visitas o processo de vinificação.

As nossas caves têm capacidade para aproximadamente 300 barricas (carvalho francês e americanos) sendo usadas principalmente para o estágio dos vinhos Reserva e topos de gama.

A loja  e sala de provas, foram projetadas de forma a oferecer um ambiente descontraído, ideal para a prova e compra dos nossos vinhos.

Logo_Adega_do_cantor.png

SUGESTÕES DA NOSSA ADEGA